Vamos falar de carros agora...
Antes temos que entender a diferença entre um carro COMUM,
ESPORTIVO, ANTIGO e TUNADO...
Isso é um carro COMUM:
(Ou seja, é usado no dia a dia e
se vê com frequencia)
Isso é um carro ANTIGO:
(Ou seja, é velho, embora possa
ser item de colecionador e não se veja com muita frequencia)
Isso é um carro ESPORTIVO:
(Ou seja, mais caro, mais atual e também é item de colecionador)
(Ou seja, mais caro, mais atual e também é item de colecionador)
Isso é um carro TUNADO:
(Ou seja, é modificado, adaptado e personalizado de acordo com as preferencias do dono, o preço depende das modificações e também é usado em exposições)
(Ou seja, é modificado, adaptado e personalizado de acordo com as preferencias do dono, o preço depende das modificações e também é usado em exposições)
Depois de conhecer estas diferenças básicas podemos prosseguir...
Um automóvel
(do grego auto, por si próprio, e do latim mobilis, mobilidade) ou carro,
como referência a um objecto responsável pela sua própria locomoção) é um veículo motorizado, com quatro rodas, geralmente destinado ao transporte de passageiros ou mercadoria,
sendo um dos meios de transporte mais populares do mundo.
A
definição abrange a todos os veículos com autopropulsão movido a combustão interna, que pode ser gerada por álcool, gasolina, gás, diesel, hidrogênio ainda em teste, biodiesel ou qualquer outra mistura de combustível, comburente e calor que provoque a combustão interna, ou híbrido, ou ainda os veículos terrestres
que se locomovam por meio de motores elétricos ou a vapor com a finalidade de transporte
de passageiros e carga. O automóvel dos dias de hoje dispõe, tipicamente, de um
motor de combustão interna, de dois ou quatro
tempos,
propulsionado a gasolina, diesel ou álcool. No entanto, a sua constituição
deve a inúmeras invenções em várias artes e ciências, como a física, matemática, design, etc [1].
Existem
aproximadamente 600 milhões de passageiros de automóveis a nível mundial (cerca
de um carro para cada onze pessoas).[2][3] Em todo o mundo, havia cerca de
806 milhões de carros e caminhões leves na estrada em 2007, eles queimam mais de 1 bilhão
de m³ (260 bilhões de galões) de gasolina/diesel e combustível por ano. Os
números estão aumentando rapidamente, sobretudo na China e na Índia.[4]
No contexto
legal, a
circulação automóvel encontra-se definida pelo código de estrada que pode variar entre países.
Por exemplo, no Brasil, o automóvel encontra-se definido no Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro como um veículo de transporte
até 8 passageiros, excluído o condutor e cujo peso não exceda 3500 kg.
Brasil
O Brasil
é um dos primeiros países do mundo a fazer um protótipo de um carro. No ano
1919, a companhia Ford estava montando o carro Ford "T" em São Paulo.
No ano 1925, a companhia Chevrolet fez o carro "Cabeça de Cavalo". Em
31 de março do ano de 1952, o presidente da Comissão de Desenvolvimento
Industrial (CDI) instalou a subcomissão de jipes, tratores, caminhões e autómoveis.
Em 15 de Novembro do ano 1957, saía às ruas os primeiros carros fábricado no
Brasil. [8]
Entre os
carros fabricados no Brasil, destacam-se:
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Impacto Ambiental
O
transporte é um dos principais contribuintes para a poluição sonora e do ar na maioria das nações industrializadas. Segundo o American Surface Transportation Policy Project, quase metade de todos os estadunidenses estão respirando ar não-saudável. O estudo mostrou a
qualidade do ar em dezenas de áreas metropolitanas estadunidenses piorou na
última década.[26] Nos Estados
Unidos, o carro
de passageiro médio emite 5 toneladas de dióxido de carbono, juntamente com pequenas
quantidades de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e nitrogênio.[27]
Animais e
plantas são geralmente influenciados negativamente pela automóveis através da
destruição do habitat e à poluição. Durante o tempo de
vida do automóvel médio a "perda de habitat potencial" pode ser mais
de 50.000 metros quadrados, com base na correlação de produção primária.[28]
Impostos sobre combustíveis podem
funcionar como um incentivo para uma produção de mais eficiente de modelos de
automóveis, portanto, menos poluentes (por exemplo, veículos híbridos) e no desenvolvimento de combustíveis alternativos. Altas taxas de impostos sobre
os combustíveis podem dar um forte incentivo para os consumidores a comprar
carros mais leves, menores e mais econômicos em consumo de combustível, ou a
não a dirigir. Em média, os automóveis de hoje são cerca de 75 por cento recicláveis, e o uso de aço reciclado ajuda a reduzir o
consumo energético e a poluição.[29]
Devemos
lembrar que depois de pronto, o automóvel entra em circulação e continua a
envolver uma pletora de mão de obra, composta de mecânicos, eletricistas, lanterneiros, equipe de transporte e
distribuição de combustíveis, frotistas e etc. Na vasta maioria dos estudos de
impacto das emissões de CO2, os serviços prestados pelos profissionais citados
acima, não é levada em consideração [30].
Perguntas? Deixa que eu respondo!
Um carro de modelo esportivo?
Lamborghini Gallardo é um exemplo de um automóvel de
modelo esportivo.
Um exemplo de carro de competição?
O primeiro carro produzido em
série?
Ford-T, o primeiro veículo automotivo a
ser produzido em série.
Primeiro carro brasileiro?
Qual o carro mais vendido na
história da industria automobilistica?
Primeiro carro totalmente
elétrico produzido em larga escala?
Chevrolet
Volt, o
primeiro carro totalmente elétrico com extensor de autonomia a ser produzido em
larga escala.
Curiosidades? Tenho muitas!
· A palavra automóvel surgiu
na França em 1875 e vem do grego autos, que significa por si só e do latim mobilis, que quer dizer móvel.
· Em 1876, o engenheiro alemão Nikolaus August Otto desenvolveu o motor a explosão para álcool, gasolina ou gás, que substituiu os motores a
vapor usados até então nas primeiras experiências na construção de automóveis.
· O primeiro acidente de trânsito
que se tem notícia no Brasil foi em 1897, quando o poeta Olavo
Bilac colidiu
com uma árvore. Se ele se feriu ninguém sabe, mas com certeza sobreviveu uma
vez que veio a falecer apenas em 1918.
· Alguns fabricantes de veículos e
vários borracheiros de todo o país recomendam a troca de pneus de um carro a
cada 30.000 km. Acha pouco? Saiba então que os primeiros pneus de borracha a serem usados em carros em 1895, adaptação dos pneus antes
usados em bicicletas pelo francês Edouard
Michelin, duravam
em média 150 km.
· Utilizando um motor de origem francesa, o inventor paulistano Paulo Bonadei foi o primeiro a montar um carro
no Brasil. O veículo ficou pronto em 1905, quando Paulo percebeu um pequeno
detalhe: o protótipo era maior que a porta da garagem, que teve de ser
alargada.
· O Fusca, o Volkswagen (carro do povo,
em alemão) é o modelo de carro mais popular de todos os tempos. Foi projetado
por Ferdinand Porsche e imediatamente aprovado por Adolf
Hitler, que
utilizou variações do modelo para fins militares, inclusive durante a II
Guerra Mundial. Sua
fabricação no Brasil começou em 1959 e parou em 1986. A pedido do então presidente Itamar
Franco, o Fusca
voltou a ser produzido em 1994. Além de sair da fábrica com um preço muito
semelhante ao Gol 1000 ou qualquer outro popular da época, sua montagem era bem
mais complicada, uma vez que tinha praticamente o dobro de peças comparado a um
carro moderno. Parou novamente de ser fabricado em 1996. O Fusca é chamado em inglês de beetle
ou besouro, tanto que a nova geração é
conhecida como New Beetle. Em Portugal, o Beetle foi
apelidado de "Carocha". A produção do Beetle continuava no México e
só durou até 2003 por causa das novas leis de
emissão.
· Com o aumento da velocidade dos carros fabricados a partir
da década de 50 ao número de acidentes aumentou muito em relação a períodos
anteriores. Em 1958 foi fabricado o primeiro
automóvel estadunidense com cintos de segurança: o Chevrolet
Corvette. No
Brasil este item importantíssimo foi considerado obrigatório a partir de 1969.
· O primeiro automóvel a circular
fora do planeta Terra foi um jipe de seis rodas e motor elétrico
usado pela Missão Apollo 15 em 1971, usado na Lua.
· Os primeiros fabricantes a
colocarem air
bags em seus
carros foram a General Motors e a BMW, a partir de 1974. Mas desde os anos 50 já
existiam carros com air bags colocados sob encomenda fora das linhas de
montagem.
· O primeiro carro nacional a ser
vendido com injeção eletrônica no Brasil foi o Volkswagen
Gol GTI,
fabricado a partir de 1989. No entanto o primeiro carro com este recurso a ser
fabricado no Brasil foi o Volkswagen
Fox (Volkswagen
Voyage para
exportação) em 1988. Hoje todos os modelos
brasileiros saem de fábrica com esta característica.
· O sedan Pronto Spyder, mostrado no Salão do Automóvel de Detroit em 1997, nunca enfrentará problemas com
a ferrugem pois sua carroceria é feita de polietileno, o mesmo material usado em
garrafas de refrigerante.
By: Rafaela
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