24 de fev. de 2012

Seja ecologicamente correto... lixo eletrônico

Agora temos aqui um assunto que está gerando muitos conflitos ambientais, a ECOLOGIA...

Como todos sabem devemos preservar o planeta e cuidar das plantas porque precisamos delas... se você disser que não precisa, então boa sorte meu querido cadáver, plantas produzem OXIGÊNIO e sem ele você não vive!

Você deve estar pensando "uma plantinha não faz diferença AGORA!" realmente você tem razão! Mas sabe aquela árvore gigantesca em que você sentava debaixo pra se refrescar, aproveitava a brisa, escalava, etc. na sua infância? Ela foi plantada á pelo menos 10 anos atrás por outra pessoa que diferente de você, fazia a sua parte e pensava em seus filhos, sobrinhos e netos...

Têm certeza que você quer poluição, mortes, sol de rachar a cabeça, nenhuma sombra e nenhum lugar para descansar no futuro? Você está fazendo tudo errado se pensa assim... tudo começa na cabeça...

Vamos dar uma olhada em uma ideia que é "boa" para estudantes e apontar os erros escondidos:



Embora não pareça grande coisa, esse scrap engana muitos! Veja por que:

- Alguns cadernos já foram fabricados há muito tempo e em grande quantidade, aquelas árvores gigantes morreram pra nada?
- Aumentando o numero de notbooks, tablets, e Ipads em salas de aula, aumentará o numero de lixo eletrônico (não é o do e-mail) na natureza... como por exemplo carcaças de computadores velhos, aparelhos quebrados, baterias e etc.
- Se você guardar suas lições de casa no computador e tiver que formatá-lo, qual sua desculpa? "Meu cachorro pois vírus professora!"? Acho que não vai colar...

160 milhões
de brasileiros têm celular.

60 milhões
de computadores estão em uso no Brasil. Em 2012, serão 100 milhões, um computador para cada duas pessoas.

50 milhões
de toneladas de lixo tecnológico são produzidas por ano em todo o mundo. Somente 10% dessa quantidade é reciclada ou reaproveitada, sendo que no Brasil cai para 1%.

  • Ao adquirir um aparelho, pergunte se o fabricante tem preocupações ambientais e se recolherá as peças usadas para reciclagem.
  • Não há necessidade de trocar de celular ou de computador todos os anos. Quanto mais produtos comprados, maior a quantidade de lixo produzida.
  • Se for realmente necessário comprar um novo eletrônico quando o seu ainda estiver funcionando, doe o antigo. Assim, a vida útil do aparelho é prolongada e a pessoa que receberá não precisa comprar um novo.
  • Quando o descarte for inevitável, entre em contato com a empresa que produziu o equipamento e pergunte se há programa de reciclagem e onde as peças são coletadas.
  • Procure aparelhos que façam diversas funções ao invés de comprar vários aparelhos. Isso diminui a quantidade de lixo e reduz o consumo de energia (um aparelho com muitas funções consome menos do que todos os outros quando usados separadamente).
  • Seja adepto ao consumo responsável: informe-se sobre as consequências que seus bens causam no ambiente, esteja ciente de seus maus hábitos e tome atitudes para melhorar.
  • Compre sempre produtos eletrônicos originais. As empresas que os falsificam não seguem políticas de preservação do ambiente ou não se responsabilizam pelas peças comercializadas depois que sua vida útil chega ao fim.
  • Produtos que possuem programas de preservação podem ser mais caros, devido ao gasto com essas iniciativas que pode ser passado para o consumidor. Mas a diferença não pode ser muito grande e por isso vale a pena comprá-los.
  • Divulgue para outras pessoas informações sobre lixo tecnológico.
  • Muitos usuários de tecnologia não sabem o tamanho do problema que estão ajudando a construir.
  • No site http://www.computadoresparainclusao.gov.br/, você encontra locais que recondicionam equipamentos de informática usados e os distribuem para iniciativas de inclusão digital em todo o Brasil.
O lixo eletrônico é real, você prefere um futuro assim:


Ou assim:



A escolha e sua, mas lembre que aquela sementinha pode fazer muita diferença para você no futuro!




Até mais... e não esqueça de fazer a sua parte!

By: Rafaela

Nenhum comentário:

Postar um comentário