8 de mar. de 2012

Maratona de Posts *O Papel Do Presidente

Sobre o presidente:

-- O que significa ser presidente?

Presidente (ou ainda Presidenta, se mulher[1]), numa república presidencialista, é a autoridade máxima do Poder Executivo e da República, cabendo a ele as tarefas de chefe de Estado e o chefe de governo. Nas repúblicas parlamentaristas, cabe a ele apenas a chefia de Estado. Normalmente, o presidente também é o comandante-em-chefe das Forças Armadas.
O cargo de presidente também é utilizado para indicar a autoridade máxima em empresas, quando sociedades anônimas no Brasil, em conselhos, tribunais e outras organizações.
O termo deriva do latim præ sidere, "sentar à frente" — porque o ato de presidir assembleias era (como ainda o é) feito sentando-se a uma mesa diretora situada à frente dos demais integrantes.

--Quando um presidente pode concorrer ao cargo?

No Brasil, para que um cidadão possa concorrer ao cargo de presidente deve ser brasileiro nato, ter no mínimo 35 anos, ter o pleno exercício dos direitos políticos, ser eleitor, ter domicílio eleitoral no Brasil e estar filiado a algum partido político. Também não pode ter substituído o atual presidente nos seis meses anteriores ao eleito.

--Quem o auxilia?

Caso o presidente esteja ausente, quem assume o poder é o vice-presidente, seguido do presidente da Câmara dos Deputados, presidente do Senado e presidente do Supremo Tribunal Federal.

--E se ele não cumprir o que prometeu, isso implica em DITADURA?

Quando um presidente não respeita ou não cumpre a Constituição é crime de responsabilidade. Não ditadura.DICA: Antes de votar em quem governa seu país pesquise seu PASSADO e não sua promessas atuais!

Admiro os venezuelanos que nunca sofrer sequer UM ÚNICO GOLPE DE ESTADO! Não é atoa que a Venezuela é considerada como o pais mais feliz do mundo!

By: Rafaela

Nenhum comentário:

Postar um comentário