21 de mar. de 2012

Receita da Semana


Segunda edição da RECEITA DA SEMANA... dúvidas e mais dúvidas...o que comer? o que postar? o que me entretêm? agora são 10:35 DA MANHÃ, ou seja, na China/Japão devem ser 10:35 DA NOITE... então, farei uma surpresinha para quando eles acordarem... preparem os seus hashis pois a receita da semana é... YAKISOBA!


Yakisoba (em japonês: 焼きそば), também grafado yakissoba, é um prato de origem Chinesa, muito popular também na culinária japonesa, que significa literalmente macarrão de sobá frito.
O prato, conhecido internacionalmente, é composto por legumes e verduras que podem ou não ser fritos juntamente com o macarrão e aos quais se agrega algum tipo de carne.
Comumente, o yakisoba Chines é feito com macarrão do tipo lámen e é assim que é consumido em diversos lugares, desde restaurantes, passando por fast-foods a feiras populares, no Japão ou fora dele. É prato indispensável nas festas tradicionais japonesas (Matsuris).

O macarrão do yakisoba tem que ser do tipo sobá ou sobá de Okinawa, sendo comum o uso de macarrão do tipo talharim e o do tipo lámen, podendo ainda ser frito ou não, tambem conhecido popularmente como MIOJO.
O yakissoba chinês se mostra menos leve e mais gorduroso que o japonês, mas o conceito técnico do preparo nada difere com relação ao chinês. O que difere são alguns ingredientes mais pesados ou mais leves.[1]
O yakisoba tradicional é geralmente preparado grelhando numa chapa com repolho, cenoura, cebola e outras verduras mais carne frango finamente fatiada, e temperada com o molho à base de shoyu e óleo de gergelim (similar ao molho de okonomiyaki). Depois de acrescentar o macarrão, tudo é bem misturado até que o macarrão frite um pouco.
Finalmente o yakisoba é posto em pratos individuais numa porção que costuma ser suficiente para uma refeição completa.
Uma alternativa vegetariana é o yakisoba de legumes,[2] que é preparado sem adição de carnes.


Ingredientes
3 colher(es) (sopa) de óleo de soja Sadia
200 gr de contrafilé em tiras
200 gr de filé de frango Sadia em tiras
100 gr de couve-flor em pedaços pequenos
1 unidade(s) de cenoura em tiras
100 ml de shoyu
1 unidade(s) de pimentão verde em cubos médios
1 unidade(s) de cebola em cubos médios
100 gr de champignon em conserva
3 pacote(s) de macarrão tipo lámem

Modo de Preparo
Na wok (panela japonesa) coloque o óleo de soja, doure as carnes, e o frango. Coloque a couve-flor, cenoura, o molho de soja, a cebola, o pimentão, champinhons e por último o macarrão, pré cozido, corrija os temperos e sirva.

Rendimento: 4 porções
 By: Rafaela

Nenhum comentário:

Postar um comentário