14 de abr. de 2012

Notícia da Semana - Golpe de Estado!


Em 12 de abril de 2012, na véspera do início da campanha para a segunda volta da eleição presidencial guineense, militares ocuparam a rádio nacional, a sede do PAIGC e atacaram com rockets, morteiros e granadas a residência do primeiro-ministro em fim de mandato Carlos Gomes Júnior. A rádio nacional e a Televisão Estatal deixaram de emitir ao serem tomadas pelos militares Revoltosos.[1] Os acontecimentos deram-se entre as 19 e as 21 horas, hora local.[2]
O presidente da República interino, Raimundo Pereira, foi preso na sua residência por militares,[1] tal como o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior. Desconhece-se o paradeiro de Adiato Djaló Nandigna, a primeira-ministra interina da Guiné-Bissau.
O evento sucede ao conflito militar de 2010 e a uma tentativa de golpe de Estado falhada em 2011.[3][4][5]
O Exército da Guiné-Bissau atribuiu o golpe a um suposto acordo militar secreto entre os governos da Guiné-Bissau e Angola.[6]


  • Portugal Portugal - O Presidente da Républica, Aníbal Cavaco Silva, condenou o Golpe Militar. Foi elevado o Estado de Prontidão da Força de Reação Imediata (Forças Armadas Portuguesas) para possível evacuação de cidadãos portugueses devido ao agravamento da situação no país.
  • República Popular da China China - Liu Weimin (porta-voz do Ministro dos Negócios Estrangeiros da China) mostrou que a China está chocada e preocupada com a situação.
  • Estados Unidos EUA - O Governo dos Estados Unidos da América emitiu um Alerta de Segurança não aconselhando viagens e advertindo os residentes norte-americanos na Guiné Bissau.
  • Brasil Brasil - Pediu reunião de emergência no Conselho de Segurança da ONU sobre a violência na Guiné Bissau.
  • Rússia Rússia - Apelou à restauração do Governo Civil.
  • Canadá Canada - Condenaram o golpe.
  • Nigéria Nigéria - Condenaram o golpe.
  • União Africana - Descreveu o golpe de estado como "ultrajante".
  • ONU - Condena o golpe e exigem a libertação do presidente e do primeiro-ministro.

By: Rafaela

2 comentários:

  1. Oie, tudo bem?

    Retribuindo recadinho deixado no blog O clube da Meia Noite! Gostaria de te convidar também para visitar e se gostar seguir, meu blog www.leitorait.com - Já estou te seguindo aqui, claro!

    É cada coisa que acontece nesse mundo né, ao invés do mundo progredir, parece que estamos voltando é para trás!

    ResponderExcluir
  2. O mais importante nessa hora é seguir em frente e ajudar os necessitados ^^

    ResponderExcluir