29 de fev. de 2012

Aprendendo um pouquinho da gramática...!



O Eu lírico é um termo usado dentro da literátura para demonstrar o pensamento geral daquele que está narrando o texto; A junção de todos os sentimentos, expressões, opiniões e críticas feitas pela pessoa superior ao texto, que no caso seria o narrador e/ou a pessoa central ao qual o texto está se referindo. O Eu-lírico é o "eu" que fala na poesia. É geralmente muito usado em textos de gênero lírico, que são caracterizados por expressar, mas não necessariamente, os sentimentos do autor.

Temos um exemplo incomum, o eu lírico técnico, ou seja, quando há mais de um eu lírico no poema.


Eu lirico tecnico é quando há mais de um eu lirico no poema.


Temos como exemplo o poema do poeta holandês Hendrik Marsman Herinnering aan Holland (português: Lembrança da Holanda) de 1936 encontra-se entre os mais conhecidos poemas neerlandeses.


Denkend aan Holland zie ik breede rivieren traag door oneindig laagland gaan
Hendrik Marsman

Em português:

Pensando na Holanda, vejo largos rios a atravessarem lentamente as infinitas planícies
Hendrik Marsman

Neste poema, o eu-lírico demonstra o seu patriotismo e amor pelo seu país, a Holanda.O eu-lírico expressa os sentimentos do poema. Se o autor não fosse holandês seus desejos (no caso, se o autor não fosse natural da, o eu-lírico seria. Muitas vezes, o autor "exporta" para o eu-lírico os  Holanda, o eu-lírico seria).
  Obrigado,e espero que tenham entendido a minha resumida...Bjão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário