Conhecendo o tabuleiro e as peças:
O tabuleiro tem oito fileiras horizontais e oito colunas verticais.
As casa são clarase escuras, para a gente ver melhor a diferença.
A posição correta é sempre com uma casa branca no canto direito, desse jeito:
É muito parecido com o tabuleiro de damas, porém no xadrez usamos todas as 64 casas.
As casas claras são chamadas BRANCAS e as escuras NEGRAS (Mesmo que sejam de outra cor)
No início da partida cada jogador tem 16 peças, são elas...
UM REI
UMA RAINHA
DUAS TORRES
DOIS BISPOS
DOIS CAVALOS
E OITO PEÕES
Logo o tabuleiro deve ficar com as peças posicionadas desse jeito:
Os iniciantes erra a posição do rei e da dama, mas é fácil lembrar o correto... a dama sempre ocupa uma casa da mesma cor que ela e o rei fica ao seu lado.
Lembre-se de que as peças brancas sempre iniciam a partida.
Vamos conhecer as jogadas das peças agora, começando com o rei, a peça mais simples...
O rei:
- O rei se move em todas as direções (colunas, fileiras e diagonais);
- O rei se move uma casa por vez;
- Se o rei estiver cercado por qualquer peça adversária ele não pode se mover, mas pode capturá-las;
- Após capturar uma peça o rei toma o lugar dela no tabuleiro e essa peça é removida do jogo;
A rainha:
- Assim como o rei, a rainha se move em todas as direções, porém, enquanto o rei avança uma casa por vez, a rainha pode avança o número que desejar;
- A rainha deve para se alguma peça estiver no seu caminho, seja ela inimiga ou não... se for inimiga a rainha pode capturá-la, se for amiga a rainha deve parar.
- A rainha é conhecida pelo seu longo alcançe;
A torre:
- A torre é grande em tamanho e em poder, seu alcançe é extremo, assim como a rainha.
- A torre se move somente em horizontal e vertical, nunca na diagonal;
- O jogador conta com duas torres, o que aumenta mais ainda o seu poder;
O bispo:
- O domínio do bispo são as diagonais;
- Como o bispo faz exatamente o contrário da torre, eles são aliados muitíssimo importantes;
- O jogador conta com dois bispos no início do jogo;
- Cada bispo está limitado á apenas metade do tabuleiro;
O cavalo:
- O cavalo faz o que nenhuma outra peça faz, ele salta sobre outras peças andando em "L";
- O cavalo captura peças somente no fim de seu movimento;
- O cavalo é a única peça que pode atacar a rainha sem estar em sua zona de ataque ao mesmo tempo;
O peão:
- O peão pode ser a peça de menor valor no tabuleiro, mas anda uma casa por vez (sempre para a frente) e captura uma peça na diagonal;
- Se um peão ficar de frente para outro eles ficam presos;
- Quando um peão chega ao fim do tabuleiro do lado adversário ele tem o poder de recuperar qualquer outra peça que foi perdida durente a partida;
A queda do rei:
A rainha pode cair, mas o rei jamais! A queda do rei é o xeque-mate ou seja, o rei está morto.
O xeque-mate é o objetivo final do jogo. Atacar o rei adversário de tal forma que, não importa seu próximo lance ele não tem como evitar a captura.
Se o rei não consegue escapar do ataque no seu lance seguinte... então é xeque-mate.
Se livrando do Xeque:
Para escapar do xeque há 3 possibilidades...
1º Capturando a peça do atacante;
2º Movendo o rei para livrar-se do ataque;
3º Colocando uma peça entre o atacante e o rei, para protegê-lo;
Roque:
O roque é um movimento especial que o rei e a torre fazem juntos. O roque é a única jogada que se faz com 2 peças ao mesmo tempo.
Para fazer o roque voce deve mover o rei duas casas na direção da torre escolhida e depois trocá-los de posição
Você não pode fazer o roque SE:
- O rei estiver em cheque;
- Se o rei e a torre já foram movidos;
- Se houver uma peça entre eles;
- Se qualquer casa entre o rei e a torre estiver em ataque;
Bom galera já disse tudo que eu sabia/li e os únicos créditos são para o Mauricio de Sousa (autor da TMJ nº40)
By: Rafaela
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