Uma rede social é uma estrutura
social composta por pessoas ou organizações,
conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e
objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é
a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não
hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma
outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte
de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."[1]
Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura
e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as
pessoas se dá através da identidade. "Os limites das redes não são limites
de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um
limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente
mantido e renegociado pela rede de comunicações."[2]
As redes sociais online podem operar em diferentes
níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter), redes
profissionais (LinkedIn),
redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas,
dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a
sua actividade, como os indivíduos alcançam os seus objectivos ou medir o capital
social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.
As redes sociais tem adquirido importância crescente na
sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pela autogeração de seu
desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização.
Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social
é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em
busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais,
nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um
contexto de maior participação democrática e mobilização social.
fonte:wikipedia
by:Marina
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