7 de jun de 2012

Profissão da Semana - Soldado!

 
Um soldado, e/ou militar (Brasil) em sentido genérico, é uma pessoa que trabalha, voluntariamente ou em consequência de serviço militar obrigatório, nas forças armadas ou forças militarizadas de um país soberano, recebendo treino e equipamento para defender o referido país e os seus interesses. Na sua condição de membro das forças armadas ou militarizadas, tem o estatuto de militar. Apesar de ser um militar, pode desempenhar funções não combatentes, ligadas à tropa.

Em sentido restrito, também é utilizado o termo "soldado" (ou "soldado raso") para designar o posto mais baixo e/ou inicial da categoria de marinheiro, praças das componentes terrestres e aéreas das forças armadas e/ou Armada(Marinha). Para designar o posto correspondente, nas componentes navais, normalmente, usam-se termos marítimos, como "marinheiro" ou "grumete".

Podendo também designar os postos de oficiais generais, sendo o "Dia do Soldado(e/ou militar)" comemorado no Brasil no dia vinte e cinco de agosto, aniversário de Luiz Alves de Lima e Silva, cognominado pela tropa de "Caxias", esse "Soldado", em diversas missões comandou operações conjuntas envolvendo tropas marítimas e terrestres, e sua conduta militar fez considerar-se como exemplo de SOLDADO no Brasil.

O termo "soldado" deriva do italiano: "soldato" (participio do verbo soldare) – alguém a quem se pagou o "soldo" para servir. "Soldo" deriva do latim "solidum nummum" e designava uma moeda de ouro da Roma imperial.

Devemos caracterizar o SOLDADO(masculino e/ou feminino), pela DISCIPLINA no "ANDAR EM MIL - e/ou - ATITUDE MILITAR(segundo Caxias, em suas obras publicadas pelas Editoras do Exército Brasileiro).

Devemos também, devido a polêmicas sobre o assunto, bem como ao caráter e/ou perfil do conceito em si, separar o SOLDADO, mais ligado ao "guerreiro" e/ou "pele vermelha"(do oeste Norte Americano), do chamado "guerrilheiro". O GUERRILHEIRO se caracteriza por um trabalho solitário e/ou logístico, mais ligado à informação e/ou espionagem, e à INTELIGÊNCIA policial e/ou tropa, em que os diversos imperadores descendentes de Sun Tzu, fazem capítulos a parte; em sua conhecida obra milenar, sendo sumamente necessários, como eles enfocam, e um auxiliar do SOLDADO, no e para o desenvolvimento da Guerra e/ou manter a paz(que sempre será o objetivo dos Sun Tzu e dos SOLDADOS).

By: Rafaela

Nenhum comentário:

Postar um comentário